sábado, 8 de novembro de 2008

Novas da terra de Obama...

... brevissimas e com a promessa de imagens para breve!

Nova Iorque: impressionante, inebriante, veloz. Engoliu-me sucessivamente nos brilhos ininterruptos dos neons de Times Square, no tamanho dos edificios espelhados de Wall Street, na velocidade de gentes e carros na malha de tráfego de Manhatan, nas cores sublimes das árvores de Central Park, na infinita possibilidade da Broadway e dos museus espalhados pela cidade, na sensual decadencia de Harlem ... Deixei Nova Iorque com a certeza de que terei de lá voltar.

Arizona: O olhar perde-se na imensidão do deserto. O espetáculo natural da planície, o Grand canyon, a viagem de regresso à planície ... O tempo aqui passa muito devagar e ainda bem porque a natureza é generosa. O tempo passa muito devagar. Para os meus companheiros de viagem, autóctones, os percursos de um lugar ao outro são pequenos mas só num dia fiz km suficientes para ir de Faro a Vila Real de Trás-os-Montes 2 vezes.

Pinon: O tempo nao existe, para mim, nesta reserva de Indios Navajo. Sinto o espírito deste lugar como se nao houvesse tempo, nem nenhuma outra marca da sociedade que me é familiar. A nação Navajo é um lugar que ultrapassa as fronteiras do estado do Arizona, bem como as da América. Percebemos isso na paisagem, nos rostos, nos Hogans, no silêncio, no peso do passado imprimido nas planícies infindáveis. Não, não há tendas nem primitivos descalços de pena na cabeça, mas nos pré-frabicados com aquecimento central, generosamente oferecidos pelo governo, reina uma identidade que nenhuma tecnologia pode demover.

Não posso escrever mais, por agora. Mas prometo partilhar outros pormenores que tenho anotado num caderninho preto que trago comigo.

Parto rumo a Las Vegas.

p.s. Esta noite nevou. Para quem so tinha visto os dois flocos que cairam no Porto em 198? , estou deliciada.

4 comentários:

Reboliço disse...

Bem, até que enfim dás notícias! Tenho estado em pulgas e fico muito feliz por saber da chegada boa e desse entusiasmo. Fico à espera de mais, conta sempre o mais que puderes. Tomara que te continue a correr tudo bem, mereces o melhor!
Um beijinho!

ARTISTA MALDITO disse...

Olá Virgínia

Digo o mesmo, estava à espera de notícias em directo. Pois o que descreves é melhor do se visse imagens. Fico a sonhar, continua a enviar mais. Agora vou deitar-me, mas amanhã volto aqui.

Beijão
Isabel

ARTISTA MALDITO disse...

Bem podes estar deliciada, aproveita, parece que estás no céu.

Beijinhos
Isabel

Anónimo disse...

Desculpa querida Virginia, esse caderninho preto é por solidariedade ou nem por isso.....Deves estar muito feliz, nota-se pela tua descrição gulosa, fico feliz por ti e com "inveja de não ser esse teu caderninho preto". Nevar, que delícia ver e que prazer sentir o fresco da água na forma diferente de seu ser.Foi em 10 de Fevereiro de 1983 que nevou na Mui Nobre e Leal Cidade Invicta, tinhas nascido há pouco... daí não te lembrares bem e eu lembro não por ter nascido há mais tempo...., mas porque esse dia ficou marcado pela partida de alguém querido. Mas adiante.
O teu Labirinto das Memórias.....pois, pois, mas que Labirinto, espero que apanhes o trilho para Portugal, mas primeiro faz tudo, tudo, mesmo tudo que te der na alma, realiza-te. beijos.Saozita